Com mais de três séculos de existência, Diamantina tem um importante patrimônio histórico, arquitetônico e cultural, que faz dela uma das cidades turísticas mais importantes do estado de Minas Gerais. A Vesperata é um concerto noturno, realizado a céu aberto, composto por Bandas de Músicas que se apresentam na tradicional Rua da Quitanda, no centro histórico de Diamantina, agregada à cultura e gastronomia local. Este espetáculo, no qual os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais, tem origem nas práticas musicais de Diamantina do século XIX e atualmente é um dos eventos musicais ao ar livre mais tradicionais do Brasil. Um evento único que encanta e abrilhanta os olhos de quem o prestigia ao som de um repertório eclético recheado de surpresas e participações especiais. E lá estaremos para participar da Vesperata em nossa viagem: VESPERATA DE DIAMANTINA, a ser realizado entre 11 a 15 de abril de 2024, durante 05 dias.
Através das suas ladeiras íngremes, repleta de casarões coloniais coloridos, o destino leva seus visitantes para uma viagem por séculos de histórias, em um lugar rodeado pelas belezas naturais da Serra dos Cristais. Como se não bastasse, a culinária local garante um delicioso tour gastronômico regado a sabores e tradições.
O Centro Histórico, formado por ruas de pedras, concentra boa parte das atrações da cidade, como igrejas, museus e casarões em estilo colonial. Corre o mundo a esplendorosa beleza e musicalidade de Diamantina. Entre os diversos atrativos de Diamantina, merecem destaque as Vesperatas que tanto encantam turistas e moradores. Com música de qualidade em um cenário histórico e à luz de lampiões, a Vesperata é uma releitura das tardes vesperais diamantinenses do século XIX. A aura que emana é indescritível e encanta turistas e moradores.
Da mesma forma, o sarau do Coral Arte Miúda, na manhã de domingo, com repertório rico em chorinhos, serestas e coretos, promove encontros e revive emoções inesquecíveis. Oportunidade para desfrutar bons momentos de alegria, descontração e resgate dos valores culturais diamantinenses. Não há palavras que o traduzam, é apoteótico!
O município, que recebe cerca de 3 milhões de turistas ao ano com suas belezas naturais lindíssimas e um maravilhoso centro histórico com ruas estreitas, casarões antigos, museus e bons restaurantes.
|