PrincipalQuem SomosNosso Calendário de ViagensFale Conosco

 
 
 
 

Piracicaba

Segue, anexo, documentário muito especial, da nossa querida "PIRACICABA", para que você possa conhecer um pouco desse nosso lindo recanto.

Piracicaba, que na língua tupi significa "lugar onde o peixe para", foi, oficialmente, fundada em 01.08.1767, pelo capitão povoador Antônio Corrêa Barbosa.

A cidade é carinhosamente denominada de "Noiva da Colina", em virtude da bruma do céu (gotículas) que se formam na queda dágua do salto do Rio Piracicaba, expressão usada por Brazílio Machado Neto.

Está localizada no centro do Estado de São Paulo, distante 145 km da capital, com população aproximada de 400 mil habitantes.

Piracicaba é especial por muitas razões: pela hospitalidade de sua gente, por suas tradições, seus músicos, pela inspiração inesgotável que motiva em seus poetas. Seresteiros de hoje mantém viva a tradição legada pelos saudosos Cobrinha, Erotides de Campos, Pedro Alexandrino, Manoel Lopes Alarcon, Mário Giannotti e tantos outros. Piracicaba é a terra do Cururu, um repente, o desafio trovado ao som de viola com seus cantadores famosos como Nhô Serra e os saudosos Pedro Chiquito e Parafuso. Não há Festa do Divino sem o cururu, que pode virar a noite num revezamento de trovadores.

O progresso de Piracicaba aconteceu rapidamente, pois a fertilidade da terra, a água abundante e a beleza natural que o lugar possuía, atraiu muitos fazendeiros, que para cá vieram desenvolver a cultura do café, do arroz, feijão, milho, fumo e as pastagens para criação de gado. Piracicaba se transformou logo em importante centro abastecedor. Mais tarde chegou a cana-de-açúcar e projetou a cidade como maior produtor nacional. Hoje Piracicaba produz 10 milhões de toneladas de cana-de-açúcar por ano, tem 1 milhão de pés de café, 6 milhões de pés de laranja. A pecuária é, também, representativa com 150 mil cabeças de gado, 7 milhões de aves e uma área de 127 mil hectares de pastagens.

A economia da cidade está fundamentada na agricultura da cana-de-açúcar e nas indústrias a ela correlacionadas, sendo Piracicaba um dos maiores produtores brasileiros de açúcar e álcool.

A industrialização se desenvolveu rapidamente, pois Piracicaba foi a primeira cidade brasileira a ter energia elétrica, em 1893, antes mesmo de São Paulo e Rio de Janeiro, graças à visão empreendedora e futurista de Luiz de Queiroz, que construiu aqui a primeira Usina Hidrelétrica do Brasil, aproveitando a queda dágua do Rio Piracicaba. Logo vieram os Bondes para Piracicaba, dada a facilidade de energia.

Seu parque industrial atual é gigantesco, com grandes indústrias, especialmente do ramo metalúrgico, como a Dedini, Hyundai, Caterpillar, ArcelorMittal Aços Longos, a Klabin, a Votorantin, o Grupo Cosan, maior produtor mundial de açúcar e álcool, e tantas outras empresas, que fazem de Piracicaba, uma cidade altamente industrializada. Piracicaba conta com quatro Distritos Industriais, dentre eles um polo de empresas coreanas e um grande Centro Automotivo, onde se encontram a Fábrica Latino Americana da coreana Hyundai e suas subsidiárias.

Piracicaba se destaca entre as primeiras cidades que mais geram empregos formais de todo o Estado de São Paulo e do Brasil, tendência esta que continua este ano, graças ao vigor do agro-negócio e de empresas do setor automobilístico aqui instaladas.

Na área comercial, grandes redes de supermercados e shopping centers marcam presença na cidade, inclusive aqueles que funcionam 24 horas.

Na área do Ensino, Piracicaba tem mais de 90 Cursos Superiores a níveis de graduação e pós-graduação, em universidades de renome internacional, como a ESALQ-USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, uma das primeiras escolas de engenharia agronômica do país, num grandioso campus, que ocupa uma área de 560.000 m², oferecendo hoje os seguintes cursos: Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Ciências Econômicas, Gestão Ambiental, Ciências dos Alimentos, Ciências Biológicas, além de 16 programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). A UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas, que aqui possui um campus altamente especializado na formação acadêmica a nível de graduação, pós graduação, mestrado e doutorado, nas áreas de Odontologia e também de pesquisa; a UNIMEP – Universidade Metodista de Piracicaba, num grandioso e belíssimo campus, com mais de 80 cursos a nível de graduação e pós-graduação, a Escola de Engenharia da Fundação Municipal de Ensino, o Instituto Maria Imaculada, a Faculdade de Serviço Social, a Universidade ANHANGUERA, além de tantos outros cursos técnicos. É chamada como a "Cidade dos Estudantes" ou "Cidade das Escolas", tamanho é o volume de escolas e de estudantes que aqui estão instalados.

Na área de pesquisa, Piracicaba se destaca com diversos centros especializados de pesquisa científica, como o CENA-USP – Centro de Energia Nuclear Aplicado à Agricultura, o Centro de Tecnologia da COOPERSUCAR, com avançado laboratório de pesquisa nacional e internacional, a BIOAGRI, o Observatório Astronômico Municipal e tantos outros.

O Observatório Astronômico é um complexo didático, científico, cultural e turístico, voltado à pesquisa e observação do espaço sideral. Dispõe de recursos audiovisuais, biblioteca, diversos instrumentos científicos, entre eles o relógio do sol, três telescópios e lunetas, capazes de oferecer aos visitantes importantes noções de astronomia e ciência espacial.

O Museu da Água, localizado às margens do Rio, é um referencial histórico sobre o saneamento de Piracicaba. Há um projeto de educação ambiental, que atrai turistas de diversas regiões e proporciona uma visão privilegiada do Rio Piracicaba e do Salto.

Na área da Comunicação, Piracicaba conta com o Jornal de Piracicaba, o Jornal Tribuna Piracicabana, a Gazeta de Piracicaba, a Gazeta Regional, O Jornal Eletrônico A Província, a Rádio Difusora de Piracicaba, Rádio Educativa FM, a Rádio Educadora / Jovem Pam de Piracicaba, Rádio Globo, a TV Beira Rio e outros.

No esporte, Piracicaba se revela como uma cidade de grandes talentos em todas as modalidades, porém, o mais tradicional e conhecido é seu clube de futebol: o "XV de Novembro de Piracicaba", ou simplesmente XV de Piracicaba, que carinhosamente chamamos de "Nhô Quim". Ele é um dos que mais projetam o nome da cidade no esporte.

Piracicaba é palco de grandes eventos no decorrer de cada ano, entre eles destacamos:

SIMTEC – Simpósio Internacional e Mostra de Tecnologia da Indústria Sucroalcooleira, que se realiza todo mês de julho no Engenho Central;

Festa de São João em Tupi – grandiosa e tradicional Festa de São João, no Distrito de Tupi, nas noites de São João;

Festa do Milho Verde, no Distrito de Tanquinho, que acontece no mês de março de cada ano, com muita pamonha de Piracicaba e derivados do milho verde, além de shows musicais e danças;

Festa da Mandioca, no Distrito de Ártemis, com doces, salgados e quitutes à base de mandioca, que se realiza no mês de Setembro de cada ano;

Festa das Nações, grandiosa mostra da cultura, da música e da culinária dos países representados. Durante a Festa, que acontece no mês de maio de cada ano, Piracicaba se transforma na capital internacional da gastronomia.

Paixão de Cristo, que se realiza no Engenho Central durante a Semana Santa;

Salão Internacional de Humor, o maior e mais antigo salão de artes gráficas do mundo, com mais de 1.800 trabalhos, de 27 países diferentes, que acontece no Parque do Engenho Central, em setembro / outubro de cada ano.

Salão de Belas Artes, em atividade desde 1953, se apresenta como tradicional exposição de artes plásticas, envolvendo pintura, desenho, escultura e gravura, com o compromisso de apresentar ao público um painel de produção artística, respeitando a estética realista e incentivando novos talentos em nível nacional.

Salão de Arte Contemporânea, iniciado em 1968, conceituada exposição de artes visuais de participação nacional, envolvendo pintura, escultura, desenho, gravura, objeto, instalação e vídeo, com o compromisso de apresentar a arte em diversas manifestações, sem fazer restrições aos estilos e suportes utilizados, levando o espectador a criar sua própria imagem sobre a criatividade.

Passeio de Barcos pelo Rio Piracicaba, que se realiza no início de fevereiro de cada ano.

Festa do Peão de Boiadeiro, Carnaval, Exposições, Festival de Teatro Amador, são tantas atrações que Piracicaba oferece, que iríamos nos alongar demais na exposição de todos. E se eu contar tudo, não restará nenhuma surpresa para quando você visitar Piracicaba.

Este é um breve resumo da nossa querida cidade de Piracicaba, da qual nos orgulhamos tanto.

Esperamos receber sua visita, venha sentir o gostinho gostoso do interior, venha saborear o nosso peixe, a nossa pamonha, conhecer os nossos parques e outros pontos turísticos, venha participar de nossas festas que acontecem ao longo do ano.

A música inserida nesta apresentação é o Hino de Piracicaba, uma bela canção com letra e música de Newton de Almeida Mello, interpretada por Rolando Boldrin e Allegretto (Viola e Pássaros).

Clique aqui para assistir este documentário


Avisos importantes:

Os documentários e vídeos exibidos aqui podem não representar exatamente o mesmo roteiro que será executado em algumas de nossas viagens. Verifique o programa completo na seção "Roteiro" da viagem escolhida.
O conteúdo do nosso site e das nossas newsletters é protegido por direitos autorais. Fica proibido seu uso, parcial ou total, exceto mediante prévia autorização por escrito.
 
 
Volte para a Página Principal
 
   
Registro EMBRATUR: 26.040739.10.0001.6 Compartilhe nosso site
com seus amigos!
   
   
Já tivemos 2.540.297 visitas em nosso site. Obrigado!
Estamos em Piracicaba / São Paulo. Atendemos todo o Brasil. Viaje conosco!
Viajando pelo Mundo © Copyright 2004 - 2024. Todos os direitos reservados.