PrincipalQuem SomosNosso Calendário de ViagensFale Conosco

 
 
 
 

Treze Tílias

Hoje vamos conhecer um pouquinho de um paraíso localizado no planalto central de Santa Catarina, no Brasil: a pequenina, mas belíssima cidade de "Treze Tílias".

Treze Tílias é conhecida como a cidade mais austríaca do Brasil. Sua colonização se deu por tiroleses vindos do Estado do Tirol, na Áustria, a partir de 1933.

Localizada a 470 km a oeste de Florianópolis e contando com quase 6 mil habitantes, Treze Tílias atrai turistas do Brasil e do mundo, especialmente da Alemanha e da Áustria. A grande maioria da população é de religião católica.

Sua arquitetura, suas bandas e grupos de danças folclóricas, mantém vivas as tradições tirolesas.

Treze Tílias tem índice zero de analfabetismo, não há desemprego na cidade, a grande maioria da população fala fluentemente o alemão, idioma que se ouve no dia a dia por toda a mocidade. Na música e nas danças folclóricas, a impressão que se tem é de que 100% dos habitantes tocam algum instrumento ou participam de algum grupo de dança, pois é incrível o número desses grupos na pequena cidade. A preservação da cultura tirolesa é ponto de honra para os descendentes.

Gente bonita, simpática, acolhedora, estar em Treze Tílias é sinônimo de muito prazer.

A cidade faz parte da Rota da Amizade, que inclui outros municípios como Fraiburgo, Tangará, Piratuba e Joaçaba. Um agradável passeio é percorrer todos os municípios dessa rota, pois cada um oferece diferentes atrações e estão próximos uns dos outros. As rodovias são boas e bonitas, as paisagens são desconcertantes.

Em meados de outubro de cada ano, Treze Tílias promove a "TIROLERFEST", uma grande festa comemorativa ao aniversário da imigração austríaca para o Brasil, com desfiles, muitas danças folclóricas, bandas, festas de rua, muito chopp e a participação de grupos musicais vindos diretamente da Áustria, que fazem diversas apresentações, executando as belas valsas vienenses e as músicas do folclore tirolês. É, sem dúvida, uma ocasião especialíssima para visitar Treze Tílias.

As músicas que fazem fundo neste documentário, são:

- Rosas do Sul - Johann Strauss
- Zillertall Boarischer

Abra o arquivo anexo, ligue o som, e desfrute de bons momentos apreciando esse maravilhoso recanto do nosso Brasil.

Clique aqui para assistir este documentário


Avisos importantes:

Os documentários e vídeos exibidos aqui podem não representar exatamente o mesmo roteiro que será executado em algumas de nossas viagens. Verifique o programa completo na seção "Roteiro" da viagem escolhida.
O conteúdo do nosso site e das nossas newsletters é protegido por direitos autorais. Fica proibido seu uso, parcial ou total, exceto mediante prévia autorização por escrito.
 
 
Volte para a Página Principal
 
   
Registro EMBRATUR: 26.040739.10.0001.6 Compartilhe nosso site
com seus amigos!
   
   
Já tivemos 2.668.854 visitas em nosso site. Obrigado!
Estamos em Piracicaba / São Paulo. Atendemos todo o Brasil. Viaje conosco!
Viajando pelo Mundo © Copyright 2004 - 2017. Todos os direitos reservados.